É possível observar, principalmente nos dias de hoje, devido ao uso das redes sociais, que há muitas pessoas sonhando com a cirurgia nas pálpebras ou cirurgia das dobrinhas, mas sentem certo receio de fazer o procedimento. O que fazer quanto a isso?

Medo de fazer a cirurgia das dobrinhas

Sentir medo não necessariamente é algo ruim, pois isso representa a nossa noção de cautela e prevenção. O problema é quando um receio se torna um empecilho, neste momento é preciso revê-lo e cuidar para superar.

O medo está relacionado ao desconhecido e isso se aplica a muitas coisas, inclusive à cirurgia plástica. Quando você não conhece algo, mesmo que aquele determinado fato envolva um risco pequeno, você terá mais medo ou receio.

A partir do momento que o paciente conhece sobre a cirurgia plástica que pretende fazer e entende sobre os riscos que existem e o que eles representam, sana as dúvidas e desmente os mitos, a pessoa desenvolve mais segurança e confiança em sua decisão por fazer o procedimento.

Então vamos entender um pouco mais sobre a cirurgia de dobrinhas…

A anestesia

A anestesia para cirurgia das dobrinhas consiste em bloqueio local e leve sedação.

A sedação tem objetivo de diminuir a ansiedade. Ela é feita através da aplicação de um remédio na veia pelo médico anestesista, muito parecida com a sedação de endoscopia.

Ela não provoca perda total da consciência, não afeta a respiração e nem habilidade de responder a estímulos físicos, contudo faz com que haja um relaxamento e o paciente fique tranquilo durante a cirurgia. Hoje é uma técnica segura e com baixos riscos.

Junto a sedação é aplicado um anestésico na pálpebra através de uma injeção. Essa medicação bloqueia a resposta de dor e provoca vasoconstrição, diminuindo a chance de sangramento durante a cirurgia.

A cirurgia

Após o paciente ser sedado e aplicação de anestesia local ser realizada, a cirurgia pode ser iniciada.

Na técnica aberta realiza-se uma incisão e retira uma pequena faixa de pele na posição em que será localizada a nova dobra palpebral. Depois disso, são colocados pequenos pontos, fixando a pele em estruturas mais profundas da pálpebra, de modo a formar um vinco naquele ponto específico. Pode haver retirada de gordura no mesmo procedimento.

Técnica fechada, Conhecida também por técnica dos pontos, não necessita de nenhuma incisão. A prega na pálpebra superior se dá por meio da passagem de ponto. Indicada para pessoas mais jovens que não possuam excesso de pele ou gordura.

A recuperação

A recuperação depende da técnica indicada e de cada paciente.

Geralmente não há dor intensa no pós operatório, apenas desconforto. É comum nesse período de recuperação que a região dos olhos fique inchada, mas é temporário.

Manchas roxas também podem aparecer por conta da cirurgia das dobrinhas, por isso é recomendada a aplicação de compressas geladas, principalmente nos primeiros dias.

A cicatrização

A cicatrização na região da pálpebra é rápida se comparada as outras partes do corpo.

Após a retirada dos pontos que acontece logo na primeira semana já é possível observar os primeiros resultados e a cicatriz fica quase imperceptível em três meses. Existe uma fase de maturação e logo nas primeiras semanas a cicatriz fica “durinha e avermelhada”.

Com os cuidados adequados logo se torna mais fina e clara. Queloides nessa região são raros.

Toda as orientações sobre a cirurgia das dobrinhas

Nosso objetivo nestes conteúdos é orientar você sobre tudo que cerca a cirurgia das dobrinhas. Espero que neste texto tenha conseguido te passar mais segurança para a sua decisão em realizar a cirurgia.

Nosso consultório está de portas abertas e nossos profissionais à sua disposição para prestar mais orientações. O que acha de agendar uma consulta conosco para falarmos mais sobre este assunto ?

Agende uma consulta conosco